Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Vamos hoje transcrever uma infeliz ocorrência noticiada pelo Correio da Manhã em que faremos a nossa análise no fim do texto, deixando desde já as nossas condolências à família enlutada.

A mãe ainda ouviu um grito da filha, mas não pôde fazer nada. Carolina Elias, de apenas 17 anos, morreu, ao fim da noite de terça-feira, quando tomava banho, na localidade de Gogim, em Armamar.

A jovem entrou no duche e sofreu uma forte descarga elétrica, resultante do contacto de uma ficha tripla com a água. Tudo indica que a vítima não reparou que a ficha estava ligada à corrente, o que foi fatal.

Para além da dor da morte de uma jovem de 17 anos, a família está revoltada com o atraso do socorro em cerca de uma hora. É que a ligação para o 112 foi feita logo após o acidente mas, por um erro do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, os bombeiros de Armamar foram enviados para uma localidade diferente.

"O meu sobrinho ligou à meia-noite menos um quarto e os bombeiros só cá chegaram uma hora depois", disse, revoltado, José Lopes, tio da vítima. O INEM mandou os bombeiros para Goujoim, a dez quilómetros da vila, quando o acidente ocorreu em Gogim, que fica apenas a quatro quilómetros.

Nuno Fonseca, comandante dos bombeiros, confirma o engano: "O nosso atraso deveu-se à má comunicação que nos foi transmitida." O tio diz que "nunca se saberá se podia ter sido feito algo mais para a salvar". O INEM diz que a primeira indicação foi errada, mas que vai realizar um inquérito.

Carolina morreu eletrocutada sete anos depois de o pai ter perdido a vida na sequência de um disparo acidental.”

1º Com a chave Geo Emergência nunca seria possível o erro (Gogim, em Armamar) para (Goujoim) embora exista a semelhança de nomes e se possa  equacionar a possibilidade de na chamada telefónica em virtude da aflição se perceber Goujoim, em vez de Gogim.

2º Explicamos agora o porquê da chave Geo Emergência não possibilitar este tipo de falha, a referida chave não trabalha com nomes de Localidades nem Códigos Postais mas sim uma palavra chave que define por padrão a residência da pessoa  que solicita socorro urgente e que è ùnica para cada habitação.

3º Ao solicitar ajuda basta que dê a referida palavra chave que automáticamente tanto o CODU, como o INEM, Bombeiros, Forças de Segurança ou Proteção Civil, ao inserirem a palavra passe no Google Maps de imediato aparece a localização que solicita ajuda.

Da nossa parte finalizamos lamentando que em pleno século XXI ainda possam ocorrer casos como o acima descrito.

Comunicamos ainda que qualquer pessoa que queira têr a palavra passe correspondente à sua casa poderá entrar em contacto connosco pelo email seguinte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. solicitando a mesma a qual será enviada por email e inteiramente gratuita.

INEM

Você não está autorizado a adicionar comentários.

Sistema de comentários desenvolvido por CComment

Top Tarifa Simples

Top Tarifa Bi-Horária

Top Tarifa Tri-Horária